sábado, 28 de janeiro de 2017

Insight 01/2017 - Cuidado com as suas Escolhas (e com os seus Julgamentos)



Bom, estamos terminando mais um mês. Desta vez, um mês de um novo ano, que é aquele mês que vem junto com um bocado de promessas e metas que traçamos logo nos primeiros dias. E como uma pessoa que sempre desejou um caminho próspero para todos que estão a minha volta, eu espero que você já esteja agindo para conseguir atingir as suas metas para este ano, para que no fim dele, você não tenha que compartilhar no seu Facebook memes e gifs com alguma piadinha que fala sobre como o seu 2017 foi decadente.

Fonte: instagram.com/ZueiraMilGrau

É claro que somente uma parte da população faz isso, sem saber o quanto esse hábito - assim como outros relacionados à vitimização, invenção de desculpas ou mesmo o de colocar a culpa em pessoas ou em outros fatores externos - pode ter um poder imenso de te deixar preso em sua zona de conforto e de esmagar sem piedade todas as metas que você criou para este ano.

Mas se você foi uma das pessoas que reclamaram de como o seu 2016 foi um ano ruim e reconhece isso, tá tudo bem. Você pode simplesmente aceitar que não teve um ano bom e agir com dedicação verdadeira para mudar essa realidade ou pode simplesmente continuar acomodado vendo a vida passar. A vida é um jogo de escolhas e eu suponho que você saiba muito bem quais são as melhores para você.

O fato é que neste ano, eu realmente decidi me empenhar para mudar a minha realidade. Terminei o meu 2016 juntando muitas ferramentas para agir de forma mais agressiva. Planejei metas de verdade, mensuráveis, validadas por uma série de perguntas e estratégias anotadas em folhas de papel e planilhas excel: O que eu quero? Por que eu quero? Por quem? Onde? Quando? Em quanto tempo? O que vai acontecer se eu conseguir? O que não vai acontecer? A preparação e o planejamento sempre serão os primeiros passos de um grande projeto.

Para reforçar tudo o que eu arquitetei e o que eu tenho executado a partir do primeiro dia deste novo ano, pensei muito em compilar algumas experiências e sacadas que eu fui tendo ao final de cada dia. Algumas são internas e dizem respeito só a mim, outras eu gosto de compartilhar. O fato da gente transmitir nossas ideias, histórias e aprendizados não só acrescentará algo na vida das outras pessoas, mas também solidificará todo esse conhecimento em nossa mente e selará certas lições que nos impedem de ter os mesmos descuidos que tivemos no passado. Então, aqui vamos nós.

Eu confesso que este primeiro mês de Janeiro não foi fácil para mim. Eu sabia que algumas situações difíceis iriam ocorrer porque eu simplesmente já as tinha previsto durante o meu planejamento (tá aí mais uma vantagem de se planejar). Já outras situações, foram totalmente inesperadas, seja por algum efeito de minhas ações ou por pessoas que se comportaram de uma forma que eu jamais esperaria.

Por outro lado, também passei por situações onde eu pude sentir os efeitos positivos das primeiras mudanças fiz em minha vida, assim como descobri que algumas pessoas com quem eu tinha o pé atrás se mostraram pessoas de muito valor e bravura. Minha vida nem de longe é mais difícil do que a de algumas delas, e todas as suas virtudes para enfrentar seus problemas são grandes referências para mim.

Uma coisa que eu percebi melhor neste mês, foi que Aqueles que tiveram a força de vontade para encarar de frente todos os desafios e obstáculos que a vida colocou em seus caminhos, se tornaram as pessoas mais maravilhosas e generosas que já conheci. Se você sente a necessidade de falar sobre as injustiças que recaem sobre você, de reclamar de sua vida, de julgar as pessoas baseado em preconceitos e aparências, provavelmente a sua vida pessoal não vai nada bem.

O mês de Janeiro, sobretudo, foi o mês em que percebi o quanto isso acontece constantemente em nosso dia-a-dia. Desde aquelas pessoas de nariz empinado que lhe olham de cara feia quando você passa por elas, passando por aquelas pessoas que julgam a suas ações e o seu caráter sem conhecer nem 10% de quem você é, pelas pessoas que, sem olhar em seus olhos, te julgam como alguém de má índole sem ao menos saber de sua história (ou da sua versão da história) e, por fim, aquelas pessoas que agem com orgulho e egoísmo sem necessidade, que não cumprem com as palavras que dizem e violam a própria integridade. Apesar de ser uma realidade que já é clichê para alguns, eu vi com mais clareza que estamos vivendo em uma selva onde não sabemos quem é amigo e quem é inimigo.

E é claro, devemos cuidar do ambiente em nossa volta, tanto para não entrarmos em meios onde os outros são hostis conosco, tanto para não deixarmos os maus intencionados se aproximarem. Mas também, e não menos importante quanto, devemos tomar cuidado com tudo aquilo que pensamos e falamos. Você, que tem o hábito de julgar e culpar, tome cuidado, mas MUITO cuidado, quando for abrir a boca para julgar e prejudicar uma pessoa com base no que você vê ou acredita. Você corre o risco de estar completamente errada na história em que você criou em sua cabeça, com base em decepções e experiências que lhe fizeram mal ou simplesmente por causa de seu ego. Assim como você, a pessoa para quem você olha também passou e passa por problemas, ela também pode não estar tendo um dia bom. Seja mais racional, empático, paciente, compreensivo e compassivo, assim como você gostaria que as pessoas fossem com você.

Infelizmente, má fé, julgamentos precipitados e antipatia é o tipo de coisa que a gente enfrenta quase todos os dias. E se a gente não tomar cuidado, acabamos sendo tragados para este círculo onde as pessoas se machucam com ações e palavras. Por isso, eu chego a conclusão que devemos sim ser combativos contra esses tipos de pessoas, mas acima de tudo, devemos fazer isso de forma construtiva, alertando quando necessário, silenciando-se nas respostas quando a palavra não surtir efeito e deixando estas pessoas seguirem com suas convicções e escolhas, uma vez visto que não irão prejudicar nem a você e nem a quem você preza.

Quando você insiste em ficar próximo de pessoas que não lhe fazem bem, em ficar próximo de pessoas que continuam a te machucar mesmo depois de você perdoá-las tantas vezes, quando você dá ouvido demais às palavras ofensivas, grosseiras e que mexem com o seu psicológico, ou quando se deixa seduzir por promessas falsas (ou pior, quando você deixa se comprar) de pessoas que você sabe que poderão te fazer mal, o que você tem no final é o SEU tempo perdido que nunca mais irá voltar, e a SUA energia dispersada, que lhe deixará cansado, sem ânimo e nem motivação para fazer o que é importante e deixará de ter ganhos em tantas outras áreas de sua vida. Este efeito é a reação em cadeia que foi provocada por apenas por suas escolhas erradas. Se afastando de pessoas que não nos fazem mais bem, nós limpamos o nosso círculo social, temos mais tempo e energia para gastar nas coisas que realmente gostamos e com as pessoas que valorizamos e que nos valoriza também!

Neste mês de Janeiro, fica esta reflexão. Para quem teve sorte de sobreviver neste mês que se findará em poucos dias, o ano continua. Temos mais 11 meses para agirmos a fim de alcançarmos as metas que definimos no início do ano. Então, vamos seguir em frente, sem ceder à preguiça e às crenças limitantes, sem medo de errar, persistindo para acertar e vivendo para vencer. Não vamos tornar este 2017 apenas mais um ano, representado por um meme ou piada de mal gosto, onde nos tornamos apenas espectadores vendo as pessoas viverem os seus altos e baixos. Torne-se o protagonista de sua vida, aja com afinco, aprenda com seus erros, evolua com o aprendizado e faça diferente. Faça acontecer.

Neste final de mês, eu desejo que todos possam prosperar mais por meio de suas escolhas. A escolha de suas ações, a escolha em quem confiar, a escolha em onde depositar seu tempo e energia, a escolha por adquirir hábitos melhores, só depende de cada um. O caminho é difícil, mas os resultados sempre compensarão. Um bom fim de Janeiro e um ótimo Fevereiro para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário